Semana Europeia da Hemocromatose 2012
HOME

Semana Europeia da Hemocromatose

Entre 3 e 9 de junho assinala-se, por toda a Europa, a Semana Europeia da Hemocromatose. Durante estes dias, em vários países europeus realizar-se-ão atividades para divulgação da Hemocromatose Hereditária.

 

 

 

 

 

 

Em Portugal, a Associação Portuguesa de Hemocromatose, o Instituto de Biologia Molecular e Celular, a Câmara Municipal de Espinho e o Agrupamento de Centros de Saúde Espinho/Gaia, associaram-se na organização de um conjunto de atividades para sensibilização da comunidade para o diagnóstico e prevenção da Hemocromatose de modo a atenuar os seus efeitos na qualidade de vida da população portuguesa. Estas atividades decorrerão entre os dias 7 e 9 de junho, na cidade de Espinho e dirigem-se a toda a população.

 

 

A Hemocromatose é uma doença hereditária que se caracteriza por uma absorção exagerada de ferro, uma vez que o mecanismo regulador da absorção do ferro está alterado, o que conduz a um excesso deste elemento no sangue.

Esta doença é frequente na população de origem europeia (sobretudo no norte da Europa), estimando-se que 5 a 10 pessoas em cada mil sejam portadoras do gene da hemocromatose. O diagnóstico precoce da hemocromatose é fundamental, pois o excesso de ferro poderá ser responsável por cirrose hepática, cancro no fígado, insuficiência cardíaca, diabetes, artrite ou impotência sexual.

 

 

POSTER DOWNLOAD [PDF]

Rua do Campo Alegre, 823, 4150-180 Porto - Portugal | Tel +351 226 074 900 . Fax +351 226 099 157 | Email: hemodivulga@ibmc.up.pt